Quem sou eu

Minha foto
Aqui tem um presente esperando por você... escolha, que entregamos em sua casa. duartesconsultoria@yahoo.com.br 32-9957-1981/8815-2107

domingo, 14 de setembro de 2008

Uma Volta ao Mundo do Vinho

Cardápio completo:
1 - Vinho: VH Alain Brumont Gros-Manseng Sauvignon 2006- Tartar de salmão fresco, limão siciliano e dill- Bruscheta com queijo brie, geléia de damasco e amêndoas em lascas.- Pães variados e torradas
2 - Vinho: Villard Sauvignon Blanc Expresion Reserva 2006- Saladinha de arroz negro, morango desidratado, redução de balsâmico com mel e anchova.- Crocante de mexilhão com especiarias e azeite de curry.
3 - Vinho: Chateu Bel Air Perponcher Bordeaux Rouge Aoc 2005
4 - Vinho: Estampa Carmenere Reserva/Cabernet Sauvignon/ Cab. Franc 2005
5 - Vinho: Luigi Bosca - Malbecl DOc 2005- Pães variados e torradas- Terrine de 2 queijos e ervas- Bruscheta de mussarela de búfala, tomate cereja e pesto- Pasta de tomate seco- Polenta cremosa com pato desfiado e nozes.
6 - Vinho: Prado Rey Roblle Safra 2005- Carré de cordeiro com hortelã- Tomate recheado com farofa de abobrinha crocante- Risoto parmegiano
.7 - Vinho: Ch, Ramon Aoc Mobazillac safra 2006- Folhado de jabuticaba com mascarpone- Abacaxi grelhado com caldo de laranja- Gengibre e manjericão.

Ragú de Peixe e Camarão com farofa do pescador

Ragu de Peixe e Camarão com farofa do pescador

Ingredientes para doze pessoas:
40 gramas de alho picadinhos60 gramas de cebola picadas80 gramas de cebola em tiras150 gramas de tomate concassé1 maço de salsa picada1 maço de cebolinha picadaRaiz de coentro picadinha a gosto80 ml de azeite20 gramas de colorau1 ½ litro de caldo peixe1 quilo de feijão branco cozido350 gramas abobrinha italiana meia lua1 maço de mostarda600 gramas de lula em anéis6 ovos cozidos e picados400 gramas de farinha de mandioca
Sal, pimenta do reino e pimenta dedo de moça a gosto36 unidades de camarões médios1.600 quilos de peixe em cubosAlecrim, Tomilho e salsa

Preparação do Ragu1
- Em uma panela refogue em azeite o alho, cebola, raiz de coentro e o colorau.2
- Acrescente o camarão temperado com sal e pimenta do reino e refogue por quatro minutos. Junte os tomates, o sal e a cebolinha.3- Acrescente o caldo de peixe e deixe ferver. Retire os camarões e junte o feijão branco.4 - Tempere e deixe apurar.5 - Saltear o peixe temperado em azeite com alho e cebola, alecrim, tomilho, salsa, pimenta dedo de moça e reservar.6 - Na hora de servir, juntar ao feijão o peixe e o camarão.7 - Colocar sobre o peixe, camarão e feijão cheiro verde e cebolas fritas.

Preparação da Farofa:
1 - Em uma frigideira saltear rapidamente a lula com alho e cebola. Reservar.2 - Na mesma frigideira saltear a abobrinha rapidamente. Reservar.3 - Refogar em azeite o alho, a pimenta e a cebola em tiras, juntar os ovos espedaçados. Acrescentar a abobrinha, a mostarda salteada, a lula e finalizar com a farinha.4 - Retificar o tempero e acrescentar o cheiro verde.

O servir: Faça um círculo com a farofa e acrescente no centro o ragu.

Os alimentos

Entre a cruz e a caldeirinha

Os alimentos estão sempre em transformação, são matérias vivas, sujeitos às intempéries da natureza e o mais importante, a influência ou ingerência do ser humano que os modifica conforme seu interesse.
Os cozinheiros, isto é, os chefs, aqueles que estudam profundamente os alimentos e suas técnicas de cocção, sejam eles profissionais ou não, influenciam em muito o nosso comportamento gastronômico.E nada melhor para acompanhar os movimentos contemporâneos da gastronomia como um Festival.
E foi assim o Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Araxá, na sua versão 2008, sucesso total.Se em 2007 foi um sucesso, após seis meses, o acontecimento gastronômico de nossa região superou em muito minhas expectativas e de todos os participantes, seja na organização ou na produção.
Na cultura suplantou em muito as expectativas. Artes Plásticas, Sabor com Arte, Fotografia, músicos, cantores, cinema argentino, bandas, clube do choro, e para encerrar o assunto o show, e que show - Vi Voz - no violão "Zapulla", vocais Mazinho e Sérgio, não precisa de confete, "50 anos de Bossa Nova", sem explicação. Show!
Gastronomia, um dos mais dos mais renomados chefs de culinária internacional francesa, Monsieur Yves Pinard, que desde 1989 comanda o restaurante Lê Grand Louvre, no museu do Louvre em Paris. Da Alemanha, o chef Heiko Grabolle. Do Brasil, Sérgio Arno, Marcos Sodré, e claro o chef Marcelo de Paula, do Ouro Minas Grande Hotel, simpatia em pessoa, foi muito bom rever o amigo.Para comandar toda esta bagunça organizada, o chef curador do Festival Ivo Faria, do Restaurante Vecchio Sogno de BH com um carisma que agrada a todos os convivas pelo carinho.
E no apoio, a uberabense Manoela Borges Lebron, graça contagiante, beleza e simpatia, e claro mão firme na condução dos trabalhos. Haja coração para descascar tanto pepino.- Preciso de Mostarda Dijon!- Serve mostarda Arisco?Pode?
Do Clube de Cozinha de Araxá, Destrincho do Porco, Paelha Caipira, Festival Velório do Boi e Festival Viva o Boi, e duas inovações: Carneiro no Buraco com o comando de dois Robertos: Lemos e Abdanu; Peixada do São Francisco, com duas figuras maravilhosas, José Antônio Borges - apelido Boi (Meu nome hoje é José Antônio, por pelo menos uma semana) e Domingos Sávio Borges.
No comando geral, Agenor Lemos Júnior, simpatia em pessoa. Por favor, não dá para fazer o Festival de seis em seis meses, achei legal a idéia. Tenta, vai!Não falei de vinho né?É que quando retornei para Uberaba, estava a me esperar mais um Festim preparado pela Delicatessen Mais Brasil, Decanter, Afranio’s e chef Tuca Antonio: Uma volta ao mundo do vinho, o primeiro jantar harmonizado de Uberaba. Mas esta é outra história.

Tagliatelle al Ragú Bolognese

Tagliatelle Al Ragù Bolognese(molho a bolonhesa)

Esta é, sem dúvida alguma, a receita mais conhecida da Bolonha. Para ser genuína, ela precisa ser preparada com tagliatelle fresco e não com espaguete.

Ingredientes:
500g de tagliatelle fresco ou 400g de tagliatelle com ovos seco.60g de parmesão ralado premium ScalaPara o Ragù (molho)55g de manteiga sem sal Scala55g de gordura de prosciutto (presunto) ou de pancetta moída 1 cenoura grande picada finamente1 talo de aipo picado finamente1 cebola picada finamente100g de carne magra moída de vitela ou de vaca100g de carne magra moída de porco1 taça de vinho tinto seco.
Um pouco de caldo de galinha ou de carne vaca3 colheres de sopa de pasta de tomateSal e pimenta do reino a gosto


Modo de Fazer:
Para fazer o ragù, aqueça a manteiga em uma panela grossa e grande, adicione a gordura de prosciutto ou a pancetta, a cenoura, o aipo e a cebola e frite devagar por cerca de 10 minutos. Acrescente as carnes moídas e misture com uma colher de pau para esmigalhá-las em pedaços menores. Cozinhe por cerca de 15 minutos para dourar a carne, depois adicione o vinho e ferva por alguns minutos para que o álcool evapore m pouco.
Acrescente um pouco de caldo de galinha para evitar que a mistura grude na panela. Junte a massa de tomate e dilua com algumas colheradas de caldo a fim de obter uma consistência de molho.Deixe cozinhar em fogo brando por uma hora e meia, adicionando mais caldo se o molho secar. Ao final do tempo de cozimento, derrame mais caldo para obter uma consistência macia. Tempere a gosto com sal e pimenta-do-reino.
Cozinhe o tagliatele em água fervente salgada até ficar “Al dente”, depois escorra e misture com o molho. Sirva com queijo parmesão premium Scala.E não esqueça de tomar uma talagada da cachaça Lenda do Chapadão, e “mangia”. E seja Feliz!Estante de cozinhaAs vinte regiões da Itália oferecem um banquete gastronômico incomparável.

Os princípios básicos da cozinha italiana são simplicidade e ingredientes frescos e da melhor qualidade.
Em sua cozinha ficam as marcas registradas de seus invasores: bárbaros, árabes, cartagineses, etruscos, fenícios, turcos, normandos, bourbons, espanhóis e austríacos.

Na Roma antiga, pratos sofisticados e muito vinho fino eram produzidos para agradar aos imperadores e a corte, e comer tornaram-se um hábito elegante. E viva “La Pasta Al Dente”